A cronologia que dita nossa história de luta e superação ao mundo do varejo é, também, a que nos motiva a proporcionar momentos de bons sentimentos e gratidão aos parceiros e clientes. Assim, de forma didática, convidamos a todos para mergulhar em nossa trajetória de especialidade em couro.
A Mariart nasce em 1994, a partir de ideias do Reinaldo Valladão, que destemidamente se organizou em um quartinho de 8 m², nos fundos do quintal de sua matriarca Helenita, para criar os primeiros artefatos em couro de nosso catálogo. Nascia, então, a marca de artefatos em couro, “Mariart”, que é o resultado da junção de ‘Marinilce’, nome da esposa de Reinaldo e, ‘art’, que é a abreviação para artigos.
Reinaldo Valladão trabalhava como representante comercial e, após o horário de trabalho, se dedicava ao novo empreendimento que, ainda modesto, começava a florescer com muito capricho.
Neste momento da história a Mariart focou em desenvolver o modelo de carteira flip em três partes com fechamento em velcro. A dinâmica de produção e montagem era terceirizada com oficinas de costura, enquanto Reinaldo Valladão se responsabilizava pela modelagem e corte do seu primeiro artefato.
Com o seu modelo flip em três partes mais perto do ideal, Reinaldo Valladão convida Jair de Almeida, seu amigo de longa data, para ser o representante comercial da Mariart com a missão de apresentar e comercializar com lojistas. Em 1997, após 2 anos desta parceria, Reinaldo Valladão se viu diante de uma concorrência com outro grande parceiro e, por não querer rivalizar com um amigo, decide encerrar as operações de seu modesto empreendimento.
Em 2008, após hiato de 11 anos, Reinaldo Valladão regressa ao “quartinho” para retomar suas atividades. Neste momento da história, o time ganha força com a presença dos filhos Lucas e Raphael, da mãe Helenita e, também, da esposa Marinilce. A partir daí, com todos envolvidos em processos produtivos, conseguem diversificar o leque de produtos e, assim, colocar a Mariart de vez no caminho do progresso.
Até então, neste momento da história, o processo criativo era voltado 100% para o público masculino, mas o ano de 2010 chegou e junto com ele o toque de modernidade que faltava para a marca olhar definitivamente para o mercado feminino. Nascia ali o primeiro modelo de carteira para mulheres, uma carteira porta cheque vermelha, que mais que isso, também fugia das cores preta e café.
Ainda em 2010, como parte da estratégia de mercado, seria definido que a “Mariart” seria direcionada ao público feminino e, a novata “M.ART”, ao público masculino.
Em 2012, Lucas Valladão passa a ser o responsável criativo da empresa que, além de desenvolver novos modelos de carteiras, coloca em prática o novo plano de identidade visual da marca.
Em 2013 os integrantes da empresa decidem que a marca precisava de um novo cantinho para crescer de forma saudável e estruturada. Após longa procura de imóveis, optam por um galpão de 200 m², situado no Parque Edu Chaves, zona norte de São Paulo.
A partir deste momento a Mariart se consolida como uma das principais marcas de artefatos de couro do Brasil, trabalhando com um portfólio com mais de 300 produtos diferentes e uma equipe comercial de 20 representantes, que posiciona nossa marca em todo o território nacional.
Em 2017 o sonho de Reinaldo Valladão e família, que era adquirir um imóvel para ser a nova sede para a Mariart, se torna realidade. A partir deste momento, a empresa passa a existir no bairro Jardim Modelo, zona norte de São Paulo. Neste endereço, dezenas de funcionários passam a integrar o time, de onde tiram o sustento de seus familiares.